terça-feira, 1 de novembro de 2011

Primavera é vida!!! Compreender para preservar!!!

Período: De 21 de setembro até 31 de outubro.
Justificativa:
- Compreender o ciclo da vida, resulta em respeitar o próximo e assim preservar a natureza e os seres que convivem socialmente nela.
Objetivo Geral:
- Construir uma aprendizagem efetiva em torno da preservação da natureza, conhecendo o ciclo da vida e todo o seu esplendor durante a Primavera.
Objetivos específicos:
- Conhecer as estações e suas características;
- Nomear e caracterizar os vegetais;
- Festejar o Dia da Criança como um evento para valorizar o mundo infantil e tudo que o cerca;
- Plantar sementes e acompanhar o desenvolvimento das plantas;
- Pesquisar e expor espécimes vegetais para analisar e compreender suas particularidades.
- Personalizar o meio de transporte favorito (bicicleta, moto, carrinho, etc) com as cores da Primavera, para assim valorizar o meio ambiente ao utilizar um meio de transporte consciente;
Datas relacionadas: 21/09 dia da árvore; 23/09 início da Primavera (baile), 04/10 teatro no Itapuí, 11/10 festa das crianças; 12/10 dia da criança; 14/10 fundação do Município de Guaíba; 15/10 dia do professor;
Conteúdos: A natureza vegetal e suas características, a natureza humana e a consciência ecológica.
- Português: Nomear vegetais, ler e interpretar o Mundo. Conhecer a linguagem da natureza a partir das Estações e da poluição do Meio Ambiente.
- Matemática: Apontar os fatos em sequência, relacionar medidas, retomar as cores, etc.
- Natureza e sociedade: Conectar – se à Natureza a partir de observações e fatos relevantes ao cotidiano do aluno.
- Culinária: Rolinho Primavera e bichinhos com frutas para a degustação.
- Arte: Personalizar os trabalhos com o colorido e a vida que representa a Primavera através da explosão de cores e da interpretação livre.
- Educação Física: Atividades com areia, maratona da Primavera, atividades de recreação no pátio, passeio ciclístico e ginástica para alongamento.
- Músicas: Variadas.
Atividades complementares: Terrário para observar a natureza; show de mágicas e teatro, festa das crianças, plantio na horta e de flores, exposição de flores exóticas (carnívoras, cactos, hortênsia, azaléia, aquáticas, etc); passeio ciclístico, catação de lixo na praia, caminhadas e pintura de telas na beira do Guaíba para festejar a Fundação da cidade.
Avaliação: Oferecer ao aluno a oportunidade de se avaliar de forma permanente, com a possibilidade de modificar, melhorar e mudar as propostas de desenvolvimento psicomotor, cognitivo e sócio – afetivo, de acordo com suas necessidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.