terça-feira, 1 de novembro de 2011

As raízes do povo definem seus valores e costumes!!!

Período: De 22 de agosto até 20 de setembro.
Justificativa:
- Cada povo tem a sua memória, por isso, devemos defender nossa pátria, seus costumes e valorizar nosso patriotismo.
Objetivo Geral:
- Conhecer e valorizar dados relevantes sobre a história e o folclore de nosso povo.
Objetivos específicos:
- Conhecer lendas e personagens do folclore brasileiro;
- Valorizar a Pátria, conhecendo os principais Hinos e as cores das Bandeiras do Brasil e Rio Grande do Sul.
- Reconstituir momentos históricos sobre a semana Farroupilha e conhecer o gaúcho tradicionalista;
- Trabalhar com diversos tipos de artesanato;
- Desenvolver personagens históricos através do teatro e de fantoches;
Datas relacionadas: 22/08 dia nacional do Folclore; 07/09 Independência do Brasil; 20/09 Revolução Farroupilha.
Conteúdos: Costumes e características do povo brasileiro e regionalista; Símbolos como a Bandeira e os Hinos; personagens folclóricos.
- Português: Conhecer o vocabulário do gaúcho, rimas e histórias do folclore brasileiro.
- Matemática: Trabalhar a numeração até 10, utilizando – se de materiais ligados ao dia a dia do gaúcho.
- Natureza e sociedade: Familiarizar o aluno com os Símbolos Nacionais como a Bandeira e os Hinos do Brasil e do Rio Grande do Sul.
- Culinária: Churrasco e carreteiro.
- Arte: Criar personagens folclóricos a partir de sucatas. Utilizar tintas e outros materiais de pintura para representar o povo brasileiro e o gaúcho nativo do Rio Grande do Sul.
- Educação Física: Introdução do vôlei, brincar na pracinha da maçã, praticar noções de equilíbrio, jogar raquete e fazer atividades recreativas, inclusive com danças folclóricas e regionais.
- Músicas: Nativistas e gaúchas, cirandas, folclóricas e de outros estados do Brasil.
Atividades complementares: Ciranda cultural: culinária regional e túnel do artesanato e brinquedos antigos (cuia, barro, tapeçaria, pintura em tecido, etc). Visitas ao Cipreste, museu e outros pontos históricos. Construir maquetes de fazendas, sítios e CTGs nativistas como também confeccionar indumentárias gaúchas. Baile gaúcho 23/09.
Avaliação: Oferecer ao aluno a oportunidade de se avaliar de forma permanente, com a possibilidade de modificar, melhorar e mudar as propostas de desenvolvimento psicomotor, cognitivo e sócio – afetivo, de acordo com suas necessidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.