domingo, 14 de agosto de 2011

O MÉS DE JUNHO É BÃO... TEM FRIO E SÃO JOÃO!!!

Período: De 21 de junho até 10 de julho.

Justificativa:
- Confraternizar e organizar eventos relacionados a cultura sertaneja no Brasil, como também referenciais sobre o inverno no hemisfério sul.
Objetivo Geral:
- Conhecer as estações do ano e organizar trabalhos referentes ao cotidiano e a simplicidade do homem do campo.
Objetivos específicos:
- Identificar o Inverno como uma estação do ano, responsável pelas alterações climáticas relacionadas ao frio e as transformações da natureza, onde concentram sua energia para a Primavera;
- Festejar o mês de junho como uma data marcante para a cultura brasileira e suas características que marcam os costumes do homem do campo.
Datas relacionadas: 21/06 Início do Inverno; 24/06 São João, 29/06 São Paulo.
Conteúdos: Situar ambiente, modos e costumes caipiras; Caracterizar vestimentas, culinária, artesanato e hábitos no inverno. Usar a criatividade para criar e recriar através de datas comemorativas, ousando e incorporando costumes que são usualmente caipiras.
Português: Explorar o nome correto das coisas e identificar objetos diferentes dos usuais, em relação ao trabalho e as comemorações caipiras.

Matemática: Dar ênfase aos cálculos simples como adição e subtração, através do mercadinho caipira, valorizando o sistema monetáro brasileiro;
Natureza e sociedade: Valorizar a cultura brasileira e os costumes do campo e as transformações da natureza.
Culinária: Bolo de milho e sopão.
Arte: Utilizar materiais e papéis coloridos para exercitar a sintonia fina manual e a criatividade individual e coletiva.
Educação Física: Explorar a dança caipira e os movimentos corporais do homem do campo.
Músicas: Caipiras e sertanejo universitário.
Atividades complementares: Montar o mercadinho caipira com o uso de materiais de contagem e valor monetário; Montar a boneca de jornais para adquirir roupas e alimentos; Festa caipira na escola 01/07 e participação da festa do município no dia 03/07. Peças teatrais sobre a formiga e o gafanhoto na neve.
Avaliação: Observações diárias da capacidade expressiva, durante a comunicação, as atitudes de ajuda e colaboração, interesse e respeito pelas produções dos colegas e de uma imagem positiva em relação à proposta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.