domingo, 14 de agosto de 2011

Em conjunto aprendemos!!!

 Período: De 01 de maio até 20 de junho.
Justificativa: Utilizar jogos, frutas, utilitários e sucatas para desenvolver a abstração construtiva da criança, relacionando objetos de conhecimento físico com as estruturas lógico – matemáticas que ela já conhece.
Objetivo Geral:
- Fazer relações lógicas a partir de situações problemas do cotidiano, construindo assim um aprendizado significativo.
Objetivos específicos:
- Conhecer as frutas, suas vitaminas, cores e sabores;
- Observar materiais de sucata e classificar quanto a forma, tamanho, cor e outras relações matemáticas;
- Classificar: juntar semelhanças e separar por diferenças;
- Seriar: ordenar diferenças e estabelecer relações entre os elementos que diferem em certos aspectos;
- Correspondência: equivalência numérica, relação entre elementos de dois ou mais conjuntos (faltou, sobrou, mais, menos).
- Desenvolver a curiosidade e a capacidade de observação das crianças para criar e recriar novas soluções e hipóteses na solução de problemas;
Datas relacionadas: 01/05 Dia do Trabalho, 08/05 Dia das mães, 13/05 Abolição da escravatura, 15/05 Dia internacional das famílias, 05/06 Dia mundial do meio ambiente, 12/06 Dia dos namorados.
Conteúdos: Explorar ideias referentes a números enquanto a criança brinca, incentivar a realizar contagens, comparações de quantidades, identificar algarismos, adicionar pontos que fez durante as brincadeiras, perceber intervalos numéricos, iniciar a aprendizagem de conteúdos relacionados ao desenvolvimento do pensar aritmético. O brincar proporciona oportunidades de perceber distâncias, desenvolver noções de velocidade, duração, tempo, força, altura, além da geometria com suas noções de posição no espaço, de direção e sentido, discriminação visual, memória visual e formas geométricas. Intensificar o valor da família, do trabalho e o conjunto social, como também a tecnologia a favor do meio ambiente.
Português: Explorar o alfabeto e as iniciais que compõem as frutas e as formas geométricas.
Matemática: Relembrar os numerais até 10, trabalhar as formas geométricas e a classificação de vários objetos;
Natureza e sociedade: Relacionar trabalho, a valorização da mulher e da família. Os cuidados com o meio ambiente na utilização da tecnologia a favor da natureza, na luta contra a poluição do planeta.
Culinária: Salada de frutas e pão caseiro ou mini pizzas.
Arte: Fazer cartões, montar livros de textura, cartazes, calculadores e casinha de sucata, etc.
Educação Física: Trabalhar as noções de tamanho, forma, espaço e tempo.
Música: Variadas.
Atividades complementares: Dia de maquiar a mamãe na escola, teatro na escola, feira Tecnológica e exposição de frutas exóticas. Construção da casinha de papelão e garrafas pet, utilizando a sucata para funcionalidade das brincadeiras. Uso da calculadora, sucata e ábaco para contagem, assim como quadro de pregas e outros utilitários.
Avaliação: Observações diárias da capacidade expressiva, durante a comunicação, as atitudes de ajuda e colaboração, interesse e respeito pelas produções dos colegas e de uma imagem positiva em relação à proposta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.