segunda-feira, 14 de junho de 2010

Origem das Festas Juninas (pesquisa para o nosso projeto do mês)

    Festas juninas ou festas dos santos populares são celebrações que acontecem em vários países historicamente relacionadas com a festa pagã do solstício de verão, que era celebrada no dia 24 de junho, segundo o calendário juliano (pré-gregoriano) e cristianizada na Idade Média como "festa de São João". A tradição de festejar o mês de junho antecede o nascimento de Cristo. Para os antigos, a tradição de festejar o verão, que inicia nessa época no hemisfério Norte, era sinal do início das colheitas.
   De acordo com o livro "O Ramo de Ouro", de Sir James George Frazer, o mês de junho, tempo do solstício de verão (21 ou 22 de junho, onde o sol atinge seu ponto mais alto, é o dia mais longo e a noite mais curta). Essa era a época do ano em que os povos pagãos faziam rituais de fertilidade para estimular o crescimento, promover a fartura e trazer chuvas.
    De acordo com historiadores, esta festividade foi trazida para o Brasil pelos portugueses, ainda durante o período colonial (época em que o Brasil foi colonizado e governado por Portugal). Nesta época, havia uma grande influência de elementos culturais portugueses, chineses, espanhóis e franceses. Da França veio a dança marcada, característica típica das danças nobres e que, no Brasil, influenciou muito as típicas quadrilhas. Já a tradição de soltar fogos de artifício veio da China, região de onde teria surgido a manipulação da pólvora para a fabricação de fogos. Da península Ibérica teria vindo a dança de fitas, muito comum em Portugal e na Espanha. Todos estes elementos culturais foram, com o passar do tempo, misturando-se aos aspectos culturais dos brasileiros (indígenas, afro-brasileiros e imigrantes europeus) nas diversas regiões do país, tomando características particulares em cada uma delas.
Fonte: http://www.suapesquisa.com/musicacultura/historia_festa_junina.htm

Um comentário:

  1. Espero que esse projeto seja bem explorado pelas nossas professoras.... mãos - a - obra colegas!

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.